[RESENHA] Os Amantes das Gerais





Livro: Os Amantes das Gerais

Autora: Maria Jacinta de Resende Borges

Clube dos Autores – 258 páginas




Ambientada no interior de Minas Gerais no início do século XX, Os Amantes das Gerais conta a história de amor de Matilde, uma jovem de quinze anos, que é a filha caçula de uma tradicional família de fazendeiros. Juntamente com toda a sua família, ela costuma passar suas férias escolares na fazenda dos avós maternos, Bento e Mãe Benta, e diverte-se muito pelos campos com suas fieis amigas, Alice e Jerônima, que são também empregadas da casa. 
 

Em um de seus passeios pelos campos, Matilde acaba se deparando com uma boiada estourada e é salva pelo valente e esforçado peão Théo. O que inicialmente parece ser só gratidão, rapidamente se transforma em amor. Após alguns encontros, Théo e Matilde começam a sonhar em unir suas vidas, mas as coisas não são fáceis assim.


O coronel Joaquim, pai de Matilde, vem de uma família machista e preconceituosa, onde as mulheres devem se submeter aos homens, considerados a autoridade máxima e incontestável da casa. Ao ver que sua filha se apaixonou por um homem honrado, mas sem posses, ele proíbe o relacionamento de Matilde e Théo, tornando a história dos dois um dramático romance proibido cheio de consequências não apenas para os enamorados, mas também para outras pessoas ao seu redor.


Com uma escrita requintada e, em alguns momentos, poética, a escritora Maria Jacinta de Resende Borges nos traz uma bela história de amor recheada de conteúdo para reflexão, tais como o preconceito contra os mais pobres e as mulheres, o patriarcalismo, o autoritarismo paterno, a submissão e o lugar da mulher na sociedade, dentre outros assuntos que perpassam essa bela e verossímil história de amor. Confesso que, em quanto lia o livro, questionei-me várias vezes se a história de Matilde e Théo não seria baseada numa história real.


Além disso, o livro nos traz uma bela crônica de costumes do interior mineiro do início do século XX, abordando festas tradicionais, os saborosos quitutes mineiros e os tão famosos “causos”. 
 

Os Amantes das Gerais não é apenas um romance, é uma história rica e profunda que te fará torcer até a última página para que Matilde e Théo tenham seu tão sonhado final feliz, mas também o instigará a refletir sobre várias questões que ainda permeiam a sociedade brasileira. 
 

Os Amantes das Gerais é uma boa pedida para quem gosta de romances que se assemelham ao estilo clássico e que fazem refletir. Recomendo!


E você? Já leu? O que achou?


Compre Os Amantes das Gerais clicando aqui.



Abraços,

  💗📚📖 Diana Scarpine

4 comentários

  1. Amei a história!
    O que mais me encanta em um livro é a pesquisa e no "Os Amantes das Gerais" a, linda, autora Maria Jacinta foi incrível. No inicio suas citações sobre autores clássicos e a descrição sobre determinafos locais criou toda uma atmosfera favorável e confortável para o leitor, pois fez com que o mesmo caminhasse pelas páginas como se estivesse dentro da narrativa. Parabéns e sucesso querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Lúcia!

      Fico feliz que você também tenha gostado de "Os Amantes das Gerais".

      Abraço,
      Diana Scarpine

      Excluir
  2. Oi querida,a resenha e a vontade de comer os quitutes e ler os causos já me enchen os olhos.
    Abraço
    Rejane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rejane!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Verdade. Dá vontade de experimentar os quitutes que a autora Maria Jacinta de Resende Borges cita em "Os Amantes das Gerais".

      Abraço,
      Diana Scarpine

      Excluir